Rede de Apoio Mútuo – CSA A Gralha

Devido à situação excepcional que vivemos, o CSA A Gralha interrompeu temporariamente as suas actividades. No entanto, não pretende resignar-se e ficar indiferente num contexto que revela, dia após dia, a exacerbação do carácter autoritário e paternalista do Estado, o aproveitamento sensacionalista dos média, o policiamento dos comportamentos individuais e sociais, a apologia generalizada de um isolamento frivolizante que pouco ou nada contempla outros lugares, necessidades e experiências.De pouco servem movimentos como o #staythefuckhome, as séries da Netflix, os concertos online e as visitas virtuais a museus para quem não pode deixar de trabalhar (porque é altamente precária, não tem direitos laborais, tem outrem a seu cuidado e contas para pagar), não tem tecto ou está sob ameaça de despejo, está confinada nos campos de refugiadas ou sob ocupação colonial, é imigrante sem papéis, está encurralada no trabalho doméstico, está sequestrada atrás dos muros das prisões, quando a casa é sinónimo de violência.Importa-nos organizar respostas às necessidades concretas da(s) comunidade(s), desenvolver práticas de solidariedade, cuidado colectivo e apoio mútuo, avançar com reivindicações para garantir a sustentabilidade das nossas vidas, resistir ao agravamento das diferentes formas de violência sistémica.

Em conjunto com várixs companheirxs, decidimos mobilizar-nos através de uma rede popular de apoio mútuo, na zona do Bonfim (Porto), que inclui as seguintes dimensões:

1. Ponto de recepção/distribuição de alimentos não-perecíveis (por exemplo, arroz, massa, cereais, feijão, grão-de-bico, lentilhas, farinha, açúcar, azeite, óleo, etc.), produtos de higiene e alimentação para animais com vista à distribuição entre todas as pessoas – nomeadamente aquelas que fazem parte da comunidade de afinidade da Gralha – que se encontrem com dificuldades económicas neste momento.
Horário: Dom. 15h-18h | Recepção Qua. 18h-20h | DistribuiçãoLocal: Travessa Anselmo Braamcamp, 74, Bonfim (Porto)Contacto: agralha@riseup.net Disporemos de um protocolo de higiene e segurança no CSA A Gralha para salvaguardar o cuidado e o bem-estar de todxs.

2. Leva contigo… sopa e fruta!Take-away livreVives precária? Não tens casa? Não tens onde/como cozinhar? Passa por cá e traz recipientes!Horário: Dom. 19h e Qua. 20hLocal: Travessa Anselmo Braamcamp, 74, Bonfim (Porto)Contacto: agralha@riseup.net

3. Apoio logístico:Realização de compras, recolha do lixo, passeio de animais, entre outros, na zona de Bonfim.Contacto: agralha@riseup.net | 968883640

4. Esclarecimentos de dúvidas sobre COVID-19:Se te sentes preocupadx ou ansiosx por causa desta situação, queres tirar dúvidas sobre informações que viste online ou tens questões para as quais não consegues encontrar resposta que consideres fidedigna, podes enviar email para apoio.duvidas.covid19@gmail.com. Os emails serão respondidos por uma companheira que trabalha em Medicina Geral.

5. Difusão de informação crítica e solidária, através de diferentes canais, sobre vários assuntos (por exemplo, saúde, migração, direitos laborais, violência de género, segurança social, habitação, trabalho sexual, cuidado colectivo e apoio mútuo, etc.).A rede popular de apoio mútuo constitui uma forma de participação política, desde as bases e da comunidade, funcionando em auto-gestão. Não é um projecto assistencialista ou de caridade, nem detém quaisquer ligações a empresas, partidos ou instituições do Estado. A permanência e o alargamento desta rede dependerá do número de pessoas que se disponibilizarem a participar e a construí-la colectivamente.

Podes/queres juntar-te à rede popular de apoio mútuo?Escreve-nos para agralha@riseup.net ou através da nossa página de facebook!

Difunde, contacta-nos, junta-te!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: