Rebels on the Mov(i)e #4 – “Ficção Imobiliária”

O estado de emergência acabou finalmente e podemos tentar saborear pequenas liberdades de outrora, ainda que com restrições devido ao estado de calamidade. Mas será que nos lembramos das nossas liberdades antes desta pandemia? Será o nosso objectivo apenas o regresso à “normalidade” ou será que temos de nos questionar, mais profundamente do que antes, sobre todas as liberdades e direitos que nos eram continuamente negados?

Através de uma reflexão sobre o direito à habitação, sobre o direito à cidade e sobre a especulação selvagem do capital, no último século das nossas cidades, a trilogia *Ficção Imobiliária* faz uma viagem por um século de produções cinematográficas. O colectivo  *Left Hand Rotation* parte de um extenso e importante trabalho de arquivo, de forma a compilar filmes de ficção em que os problemas relacionados com a questão da habitação surgem no enredo principal.


Notas do autor:
Algumas cidades provam-se cenário paradigmático das questões imobiliárias. Em Nova Iorque, Londres ou Los Angeles há uma constante transformação do espaço cénico testemunhando o outro lado do progresso. Nesta montagem de ficções que tem a cidade e os seus habitantes como protagonistas, escondem-se as crónicas de conflito urbano associados ao modelo socioeconómico de uma época. Do mesmo modo, os seus resultados projectam um leque de soluções limitado apenas pela imaginação. Talvez seja relevante apreciar o cinema ficcional pelas suas características documentais, e dar novas essonâncias e significados a esta evocação narrativa.

Links úteis:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: