Rebels on the Mov(i)e #11 | Nazaré

Em Portugal, durante o Estado Novo, era difícil produzir filmes sob o clima de censura. Por esta razão, não se desenvolveu um verdadeiro movimento neo-realista em Portugal como noutros países europeus. Manuel Guimarães é um dos poucos realizadores que, apesar do regime fascista, tentou várias vezes representar o povo português através do cinema sem enfatizar os seus ideais nacionalistas.

Nazaré é um filme fantástico deste ponto de vista e um achado raro que nos mostra o quotidiano daquela realidade de pescadores nos anos 50 que, apesar dos mais de 40 minutos de cortes ao filme e discursos dobrados pela censura, ainda consegue mergulhar-nos nessa realidade agora perdida no tempo.

Um filme que retrata a história desta comunidade piscatória pobre da Nazaré, as suas tragédias, conflitos e dramas colectivos. António e Manuel Manata são dois irmãos pescadores muito diferentes. Um é forte e valente e o outro fraco e cobarde. A mulher de António sonha em construir uma casa e vai juntando pedra para a erguer, mas o dinheiro da pesca nunca chega para isso. Manuel tem uma relação de amor-ódio com o mar. Para mostrar a todos que é um bom pescador, reúne um grupo, pede um barco emprestado e lança-se ao mar em busca do seu sustento e para vencer os seus medos.

Publicado por Rádio Gabriela

powered by Sirigaita Crew

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s