Este filme já estava na lista de espera para ser lançado na nossa série Rebels on the Mov(i)e, e esta semana, após a perda do mestre Ennio Morricone, sentimos que o devíamos publicar já, dada a fantástica banda sonora gravada para o filme. “Sean, Sean, SEAN!”
Já desde os primeiros dez minutos é claro porque quisemos apresentar este filme: um contraste de classe cheio de ódio racial leva o protagonista a pilhar a carruagem burguesa e a dar uma lição de vida às várias figuras presentes.
Um filme do realizador que deu a forma definitiva ao “western-spaghetti”. Mais uma vez, Sergio Leone constrói uma história onde nada é o que parece. No entanto, “Aguenta-te Canalha!” é um “western” diferente, mais político, passado em plena revolução mexicana. Mas também contém muita acção, com Juan Miranda (Rod Steiger) a roubar bancos para libertar presos políticos mexicanos com a ajuda de John Mallory (James Coburn), um terrorista irlandês que tenta fugir ao seu passado — uma equipa estranha mas eficaz.