Livro: “If They Come in the Morning – Voices of Resistance”

Faz hoje 50 anos de que Angela Davis se declarou inocente das queixas de conspiração, rapto, e assassinato de um juiz. Inocentada 18 meses após a sua detenção, no que foi um dos maiores julgamentos políticos da história dos Estados Unidos da América, a sua prisão marcou a luta pela abolição do sistema prisional que continua até hoje e sobre a qual vos convidamos à reflexão.

Oficialmente, afirma-se que não existem prisões nos Estados Unidos. Existe um Departamento de Correcções, e existem “instalações correcionais” [….]. Também não há prisioneiros nos Estados Unidos; existem apenas “reclusos”. Não há certamente prisioneiros políticos nos Estados Unidos; apenas “terroristas” e aqueles que “perpetram violência criminosa” – o que é conhecido na arena internacional como “agressão comunista criminosa”.

Bettina Aptheker em “The Social Functions of the Prisons in the United States”

“If They Come in the Morning – Voices of Resistance” é uma edição da Verso Books, publicado dentro da série Radical Thinkers, que se inicia com a poderosa “Open Letter to My Sister” escrita por James Baldwin a Angela Davis em 1970. Partindo do encarceramento de Davis e das lutas que o rodeiam, esta coleção de textos leva-nos para uma análise mais abrangente e minuciosa do sistema prisional dos Estados Unidos e dos seus objectivos capitalistas.

Apesar do oceano que nos separa, e do meio século decorrido desde a escrita dos textos, é a sua atroz pertinência que torna esta leitura fundamental.

If They Come in the Morning – Voices of Resistance

Incluí contribuições de numerosos radicais como George Jackson, Bettina Aptheker, Bobby Seale, James Baldwin, Ruchell Magee, Julian Bond, Huey P. Newton, Erika Huggins, Fleeta Drumgo, John Clutchette, entre outros/as.

Vivemos numa época em que o silêncio não é apenas criminoso, mas suicida.

James Baldwin em “Letter to My Sister”

Publicado por Rádio Gabriela

powered by Sirigaita Crew

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s