As colaborações continuam nesta nossa rúbrica do Rebels on the Mov(i)e. Desta vez o texto e o filme chegaram-nos directament do Grupo de Ativistas em Tratamento (GAT).
As pessoas que usam drogas são frequentemente estigmatizadas, discriminadas, violentadas e impactadas por leis criminalizadoras e por uma “guerra às drogas” que diminuem a sua condição e as desumanizam. Onde ficam as lutas, sonhos e as aspirações das pessoas que usam drogas?
Numa narrativa contra-hegemónica, surgem os movimentos promovidos na primeira pessoa, pelos direitos das pessoas que usam drogas à habitação, emprego, tecnologia, família em igualdade de circunstâncias, e também pelo direito a estados alterados de consciência.
Um dia na vida é um documentário que permite viajar por 8 histórias de vida, de 7 países diferentes. Em comum têm as carreiras psicotrópicas e as batalhas que travam contra um sistema que xs mata. Conheçam a Eva, o Brun, o Edo, a Diana e outrxs utilizadores e ativistas que lutam por um mundo mais justo. Afinal, não somos todxs utilizadorxs de drogas?
O GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos – é uma organização de base comunitária na área do VIH, hepatites virais, infeções sexualmente transmissíveis e tuberculose, cuja missão é melhorar o acesso à prevenção, redução de danos, diagnóstico e tratamento precoces no sistema de saúde através do aumento da participação comunitária dos grupos prioritários na tomada de decisão pública, na implementação e prestação de serviços e na produção de conhecimento.
O GAT tem dois serviços direcionados a pessoas que usam drogas: o IN-Mouraria e o Programa de Consumo Vigiado (em parceria com a Médicos do Mundo).
Vê aqui o filme completo: