Rebels on the Mov(i)e #39 | L’odore della Notte

A segunda obra do Maestro Claudio Caligari, L’odore della notte (O cheiro da noite), é uma viagem triste e desiludida através da Roma “noir” dos anos 70 e 80.

O filme conta a história de um grupo de ladrões da periferia extrema de Roma, especializados em atacar bairros ricos. O bando prende as suas vítimas na rua, ao segui-las num carro, e depois esgueira-se para as casas da classe burguesa, espalhando o terror. O bando é liderado por Remo Guerra, um jovem zangado que alterna os assaltos com a sua profissão de polícia. Mas apesar do sucesso contínuo do bando, Remo é confrontado com uma crise de consciência: será correcto que seja ele, o ladrão dos ricos, a revelar as contradições da sociedade?

E é o cheiro da noite que invade a mente de Remo Guerra (Valerio Mastandrea), um polícia que na Roma dos anos 70 decide empreender a sua própria luta de classe pessoal, e talvez irrealista, contra o microcosmo rico das vilas do bairro Parioli.

Remo Guerra, um nome que é todo um programa: o nome de um herói derrotado apenas porque “viu” menos abutres. Mas Remo Guerra não está satisfeito com o puro gesto de conquista. Ele não é um simples ladrão de casas de campo. Isto não é suficiente para ele… Na filmagem final, o protagonista dispara na direcção da câmara e do público, quase como que para sublinhar o carácter simbólico de uma rebelião contra a falsa consciência e o falso realismo.

Publicado por Rádio Gabriela

powered by Sirigaita Crew

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s