Rebels on the Mov(i)e #40 | Sócrates e a Democracia Corinthiana

Gostemos ou não de futebol e do seu modelo de gestão, este é um desporto que movimenta milhões de pessoas por todo o mundo. A sua linguagem atinge um enorme segmento da população e foi por isso mesmo uma enorme ferramenta de propaganda fascista no passado.
Apesar das recentes tentativas de despolitizar o futebol, atacando em particular os/as jogadores/as que tomam posições políticas (no campo e fora do campo), é inegável a força colectiva que este desporto representa nas nossas sociedades e a sua potencialidade. 
Parte da série documental “Football Rebels” da Aljazeera, o episódio “Sócrates e a Democracia Corinthiana” que nos conta como em plena ditadura militar um clube brasileiro transformou o futebol numa declaração política e como através de um modelo de auto-gestão revolucionário fez a sua marca na história do desporto e dos movimentos sociais.

Contra tudo e contra todos, o sonho da democracia brasileira e a consciencialização política através da Democracia Corinthiana: Ganhar ou Perder mas Sempre com Democracia.

Publicado por Rádio Gabriela

powered by Sirigaita Crew

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s