Home

Cantos Nómadas #2

Cantos Nómadas, um podcast de Pedro Augusto. Panther Modern, Kick it out; David Graeber, Dívida, os primeiros 5000 anos, Cap. 1, com o tema Das 23.13 às 05, de Diogo Neto; Schubert, Ave Maria shittyfluted; Por trás da fachada: estratégias e padrões de argumentação populistas de direita, com o tema Nível de Fumo, de Serpente;Continue a ler “Cantos Nómadas #2”

Barulho pela Habitação

Na quinta-feira, 12 de Novembro, a Acção pela Habitação (coligação de vários coletivos que lutam pelo direito à habitação e à cidade na Área Metropolitana de Lisboa) esteve em frente ao Ministério das Finanças para entregar uma carta aberta com exigências para o Orçamento de Estado 2021 e as verbas atribuídas à habitação. “A populaçãoContinue a ler “Barulho pela Habitação”

Canção de Luta #2 “Blessed are those who struggle” The Last Poets

Canção de luta #2 “Blessed are those who struggle” – The Last Poets.Uma canção de homenagem a quem lutou (e luta) contra a escravatura, a opressão, a discriminação e o apartheid, lançada em 1977 pelos The Last Poets, um grupo de arte e acção – através da poesia e da música – com uma históriaContinue a ler “Canção de Luta #2 “Blessed are those who struggle” The Last Poets”

Onde bate o ponto? #1 A Crise sanitária e o sistema de saúde

Onde bate o ponto?A mesa redonda da Rádio Gabriela sobre a crise sanitária e o sistema nacional de saúde. Sentamo-nos à mesa com a Ágata, o Fabrizio e a Virginia, profissionais de saúde, para uma conversa sobre a crise sanitária e o SNS. Muito para além dos números do costume, falaremos da pandemia e dasContinue a ler “Onde bate o ponto? #1 A Crise sanitária e o sistema de saúde”

Passeio no Rossio – impressões no toque de recolher obrigatório

É dia 14 de Novembro de 2020 e são 12h30. Saímos dos Estúdios Sirigaita e dirigimo-nos ao Rossio, curiosos para ver com os nossos próprios olhos como corria a manifestação em Lisboa, depois da de anteontem no Porto, mas também testemunhar o efeito de uma cidade que entra num recolher obrigatório, em plena luz doContinue a ler “Passeio no Rossio – impressões no toque de recolher obrigatório”

Cantos Nómadas #1

Cantos Nómadas, um podcast de Pedro Augusto. A linguagem começou como cântico. No Tempo do Sonho, cantou o mundo para a mente consciente e a memória. À medida que se canta a terra, a árvore, a rocha, o caminho, elas devêm. Aqui se combina evidências ancestrais com ideias modernas sobre a evolução humana, não esquecendoContinue a ler “Cantos Nómadas #1”

Rebels on the Mov(i)e #19 | A Estratégia Do Caracol

Num bairro pobre de Bogotá os habitantes de um prédio antigo encontram-se face à iminente expulsão e demolição de suas casas. Juntos decidem opor-se ao proprietário rico. Depois de várias tentativas de resistência os habitantes conseguem ganhar mais tempo o que lhes permitirá participar na estratégia proposta por Don Jacinto. Este filme fala sobre umaContinue a ler “Rebels on the Mov(i)e #19 | A Estratégia Do Caracol”

Canção de Luta #1 “It isn’t nice”, Malvina Reynold

Canção de Luta # 1: “It isn’t nice”, de Malvina Reynolds. Uma canção sobre a necessidade de desobedecer perante as injustiças, de uma grande compositora norte-americana empenhada nas lutas pela emancipação em todo o mundo. Primeira «canção de luta» de uma série que aqui publicaremos.

Rebels on the Mov(i)e #18 | Property Is No Longer a Theft

Total, um jovem funcionário bancário, é alérgico ao dinheiro. Detesta tocar-lhe e despreza aqueles que o possuem. Acredita que o mundo é constituído por ladrões: aqueles que se professam ladrões e aqueles que ganham dinheiro à custa dos outros. Um dia convence-se que o dono do talho, cliente do banco onde trabalha, pertence a estaContinue a ler “Rebels on the Mov(i)e #18 | Property Is No Longer a Theft”

Gabriela Live – Emissão #1

A Rádio Gabriela está de volta às emissões em directo, da Sirigaita para o mundo! A primeira emissão foi este Domingo dia 1 de Novembro. Neste Primeiro live: – lutas na América Latina, com a participação especial de um correspondente da Telesur;– espaços culturais fechados, trabalhadores em luta;– protestos do cinema;– acções climáticas e ResgatarContinue a ler “Gabriela Live – Emissão #1”

#Ao Vivo ou Morto

A associação Circuito promoveu no sábado dia 17 de Outubro de 2020 manifestações em Lisboa, Porto, Viseu e Évora, pela sobrevivência de espaços com programação musical regular. Sob o lema “ao vivo ou morto”, a Circuito, que junta salas de programação de música de todo o país, apelou a um protesto que pretendia “sensibilizar para a importânciaContinue a ler “#Ao Vivo ou Morto”

Rebels on the Mov(i)e #17 | Do The Right Thing

Brooklyn, durante um dia quente: a situação parece calma no distrito de Bedford-Stuyvesant. O mesmo acontece na pizzaria italiana, dirigida por Sal e pelos seus dois filhos, Vito e Pino, e frequentada sobretudo por negros. Tudo corre como habitualmente. A agitação racial vivida quinze anos antes parece esquecida. Mas um acidente trivial é suficiente paraContinue a ler “Rebels on the Mov(i)e #17 | Do The Right Thing”

Resgatar o Futuro – Não o Lucro Manifestação 17 de Outubro

No sábado, 17 de Outubro, vários colectivos e associações que subscreveram o manifesto da plataforma Resgatar o Futuro – Não o Lucro saíram à rua. Esta foi a segunda manifestação convocada pela plataforma. A primeira foi realizada no dia 6 de Junho. Entrevistámos alguns colectivos, sindicatos e associações: Semear o Futuro; Resgatar o Futuro – NãoContinue a ler “Resgatar o Futuro – Não o Lucro Manifestação 17 de Outubro”

Mobilização Climática Global

Na sexta-feira, 25 de setembro, a Greve Climática Estudantil saiu à rua para responder “ao apelo internacional para a realização de uma Mobilização Climática Global“. Estivemos com Mourana Monteiro da Greve Climática Estudantil que nos falou sobre as razões e as propostas desta mobilização. “O ambiente também inclui o ser humano, então medidas que são sustentáveisContinue a ler “Mobilização Climática Global”

Rebels on the Mov(i)e #16 | Bacurau

Os moradores de uma pequena povoação do sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade já não consta em nenhum mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga eContinue a ler “Rebels on the Mov(i)e #16 | Bacurau”

Rebels on the Mov(i)e #15 | A Terra Treme

O pescador ‘Ntoni Valastro e a sua família vivem e trabalham em Aci Trezza, explorados por comerciantes de peixe e vivendo na profunda miséria. Cansado de sofrer o abuso dos comerciantes, ‘Ntoni incita os outros pescadores a revoltarem-se contra a situação opressiva que se tornou intolerável. Os colegas, convencidos pela proposta do ‘Ntoni, provocam motins.Continue a ler “Rebels on the Mov(i)e #15 | A Terra Treme”

Uma Paciência Selvagem

“Uma paciência selvagem é uma hora e pouco de música (e algumas palavras), dedicada à electrónica experimental feita por mulherxs, para acabar com a domesticação.” Por Filipa Cordeiro. https://www.mixcloud.com/radio-gabriela/uma-paciência-selvagem/ Tracklist:Raw Forest – One Night at Google ValleyCátia Sá – Deusa da PodaAbençoada – Institutional Emptiness (feat. Rene McBrearty)Odete – Mom I’m Not EatingSukitoa O NamauContinue a ler “Uma Paciência Selvagem”

Pademónio Grandíssimo Live – Emissão #17

Último Pandemónio Grandíssimo Live da temporada!O primeiro quiz radiofónico das nossas vidas! É verdade, babies, estivemos aos microfones, tudo à molhada, para nos despedirmos da primeira temporada de Pandemónios. A Rádio Gabriela vai continuar a lançar maravilhas durante o Verão, a propor discussões, leituras, filmes e trabalhos multi-disciplinares, mas o Pandemónio só voltará lá praContinue a ler “Pademónio Grandíssimo Live – Emissão #17”

Rebels on the Mov(i)e #13 | Aguenta-te, Canalha!

Este filme já estava na lista de espera para ser lançado na nossa série Rebels on the Mov(i)e, e esta semana, após a perda do mestre Ennio Morricone, sentimos que o devíamos publicar já, dada a fantástica banda sonora gravada para o filme. “Sean, Sean, SEAN!”Já desde os primeiros dez minutos é claro porque quisemosContinue a ler “Rebels on the Mov(i)e #13 | Aguenta-te, Canalha!”

Rebels on the Mov(i)e #11 | Nazaré

Em Portugal, durante o Estado Novo, era difícil produzir filmes sob o clima de censura. Por esta razão, não se desenvolveu um verdadeiro movimento neo-realista em Portugal como noutros países europeus. Manuel Guimarães é um dos poucos realizadores que, apesar do regime fascista, tentou várias vezes representar o povo português através do cinema sem enfatizarContinue a ler “Rebels on the Mov(i)e #11 | Nazaré”

Pademónio Grandíssimo Live – Emissão #16

[Update – aqui o link ao podcast da emissão #16: https://www.mixcloud.com/radio-gabriela/pandemónio-grandíssimo-live-de-21-de-junho ] Neste que será o penúltimo Pandemónio da temporada (bu-hu-huuuuuu!), continuamos a falar de tudo com todas. Vamos estar em estúdio com xs Left Hand Rotation e ainda com Fannie Vrillaud, Antonio Gori, Pedraugusto e Simone Carugatti a segurar as máquinas e os microfones.Continue a ler “Pademónio Grandíssimo Live – Emissão #16”

Rebels on the Mov(i)e #10 | Feios, Porcos e Maus

Como o definiu o actor italiano Elio Germano numa apresentação numa praça em Trastevere, em Roma, Feios, Porcos e Maus é “um acto de amor para as pessoas desprezíveis, como que para dizer que é a barbaridade urbana que cria pessoas desprezíveis, e não as pessoas desprezíveis que criam a barbaridade urbana”. Prémio de MelhorContinue a ler “Rebels on the Mov(i)e #10 | Feios, Porcos e Maus”

Pademónio Grandíssimo Live – Emissão #15

Brap! Brap! Brap! Neste fim de semana em que qualquer semelhança com um arraial é pura ilusão de óptica, vamos falar a muitas vozes a partir dos estúdios Sirigaita. Aos microfones, a comentar as actualidades e empurrar o tempo ao encontro das cidades futuras, Yussef, da Consciência Negra, Danilo, do sindicato dos Call Centers TásContinue a ler “Pademónio Grandíssimo Live – Emissão #15”

Rebels on the Mov(i)e #9 | Maradona

Diego Armando Maradona… quem mais? Decidimos incluir um documentário sobre La mano de D10S na nossa série Rebels on the Mov(i)e! Porquê? Estamos certos que as palavras de Emir Kusturica respondem melhor a esta pergunta: “Se Maradona não se tivesse tornado um futebolista, teria certamente sido um revolucionário como Che Guevara”. Um documentário que tenta acompanharContinue a ler “Rebels on the Mov(i)e #9 | Maradona”

Imaginar Geografias #5 Solum, Sanguis

Nesta última secção reflecte-se sobre as questões ligadas à cidadania, aos direitos políticos, sociais e humanos. Argumentos estes que constituem os fundamentos da democracia ocidental e que são hoje postos em causa face ao fenómeno migratório. Em muitos países da Europa o debate sobre que tipo de cidadania está a ser criada e como deveriaContinue a ler “Imaginar Geografias #5 Solum, Sanguis”

Rebels on the Mov(i)e #8 | Bamako

O assassinato cobarde de George Floyd trouxe uma chama de revolta aos países ocidentais, provocando levantamentos contra o racismo estrutural e institucional. Este clima motivou-nos a eleger, para esta semana, um filme do realizador africano Abderrahmane Sissako de forma a reflectir sobre a origem da questão racial, conectada, certamente, com a ocupação colonial de África.Continue a ler “Rebels on the Mov(i)e #8 | Bamako”