Blog

Rebels on the Mov(i)e #42 | The Act of Killing

O golpe militar na Indonésia em 1965 deu início ao governo do General Suharto, após uma purga durante a qual cerca de meio milhão de pessoas foram massacradas como “comunistas” por paramilitares e mafiosos. A memória deste assassinato em massa é reavivada pelo realizador Joshua Oppenheimer, num filme notável e extremamente explícito. Um documentário únicoContinue a ler “Rebels on the Mov(i)e #42 | The Act of Killing”

Rebels on the Mov(i)e #41 | Praxis

O filme Praxis (2011), de Bruno Cabral, apresenta as praxes académicas num registo de aparente “neutralidade”, sem crítica directa. Mas, ao mesmo tempo, é bem eloquente. Mostra, sem comentar, algumas das práticas típicas das praxes. As coacções e as hierarquias, as práticas violentas de submissão e o seu aproveitamento e promoção comerciais. Um filme comContinue a ler “Rebels on the Mov(i)e #41 | Praxis”

Rebels on the Mov(i)e #40 | Sócrates e a Democracia Corinthiana

Gostemos ou não de futebol e do seu modelo de gestão, este é um desporto que movimenta milhões de pessoas por todo o mundo. A sua linguagem atinge um enorme segmento da população e foi por isso mesmo uma enorme ferramenta de propaganda fascista no passado.Apesar das recentes tentativas de despolitizar o futebol, atacando emContinue a ler “Rebels on the Mov(i)e #40 | Sócrates e a Democracia Corinthiana”

Espaços Sociais e Comunitários em Risco

No dia 17 de Junho, pelas 19h30, realizou-se na Sirigaita, em Lisboa, um encontro/debate sobre os espaços sociais e comunitários em risco. Com o subtítulo “Há lugares que também são ideias – e as belas ideias devem ser defendidas”, o debate, convocado por membros da Sirigaita, queria promover uma reflexão pública sobre o tema dosContinue a ler “Espaços Sociais e Comunitários em Risco”

Dia Mundial do Refugiado | #WeWontForgetYou

No último dia 20 de Junho – Dia Mundial do Refugiado, juntaram-se em diversas cidades europeias (incluindo Porto e Lisboa), associações, grupos e pessoas que prestaram homenagem “às vítimas das políticas de asilo e migração europeias” (HuBB) e exigiram que a União Europeia “crie passagens migratórias legais e seguras. (…) o apoio ao resgate civilContinue a ler “Dia Mundial do Refugiado | #WeWontForgetYou”

A carregar…

Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.


Follow My Blog

Get new content delivered directly to your inbox.

%d bloggers like this: