Blog

Espaços Sociais e Comunitários em Risco

No dia 17 de Junho, pelas 19h30, realizou-se na Sirigaita, em Lisboa, um encontro/debate sobre os espaços sociais e comunitários em risco. Com o subtítulo “Há lugares que também são ideias – e as belas ideias devem ser defendidas”, o debate, convocado por membros da Sirigaita, queria promover uma reflexão pública sobre o tema dosContinue a ler “Espaços Sociais e Comunitários em Risco”

Dia Mundial do Refugiado | #WeWontForgetYou

No último dia 20 de Junho – Dia Mundial do Refugiado, juntaram-se em diversas cidades europeias (incluindo Porto e Lisboa), associações, grupos e pessoas que prestaram homenagem “às vítimas das políticas de asilo e migração europeias” (HuBB) e exigiram que a União Europeia “crie passagens migratórias legais e seguras. (…) o apoio ao resgate civilContinue a ler “Dia Mundial do Refugiado | #WeWontForgetYou”

Amas de Portugal na Rua e em Luta Por Direitos Laborais

No último dia 18 de Junho, a APRA – Associação dos Profissionais do Regime de Amas organizou uma concentração no Ministério do Trabalho e Segurança Social na Praça de Londres em Lisboa. Várias amas da Segurança Social, de Instituições Privadas de Solidariedade Social e de outras juntaram-se para protestar e para exigir que os seusContinue a ler “Amas de Portugal na Rua e em Luta Por Direitos Laborais”

Outros Livros #4 | A produção de cidade e o direito a habitá-la

Como mote para a conversa com Ermínia Maricato trazemos dois livros editados pela Outro Modo: “A cidade em reconstrução: leituras críticas, 2008-2018“, publicado em 2018; e o livro “O Brasil Contemporâneo e a democracia“, publicado em setembro de 2020. Numa óptima multi-escalar as cidades e as metrópoles espelham muitas das transformações em curso e é sobre estas transformaçõesContinue a ler “Outros Livros #4 | A produção de cidade e o direito a habitá-la”

Canção de Luta #17 | “Spanish bombs”, The Clash

Uma canção de múltiplas referências, políticas e poéticas, que baralha imagens dispersas do passado, invocando os ecos da Guerra Civil Espanhola e dos “combatentes pela liberdade”. Mas o que activa estas memórias são os conflitos e as contradições do presente. Nada de memorialismo bacoco. The Clash em 1979.

A carregar…

Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.


Follow My Blog

Get new content delivered directly to your inbox.