Imaginar Geografias

Imaginar Geografias #5 Solum, Sanguis

Nesta última secção reflecte-se sobre as questões ligadas à cidadania, aos direitos políticos, sociais e humanos. Argumentos estes que constituem os fundamentos da democracia ocidental e que são hoje postos em causa face ao fenómeno migratório. Em muitos países da Europa o debate sobre que tipo de cidadania está a ser criada e como deveriaContinue a ler “Imaginar Geografias #5 Solum, Sanguis”

Imaginar Geografias #4 Your Position Please ?

Qual é a posição histórica dos novos migrantes? De que forma é considerado o seu passado individual e colectivo? Nas respostas a estas questões procura-se recuperar o esquecimento da História do colonialismo, de evidenciar o quão fracos são os nossos conhecimentos dos países de onde partem os migrantes. Procura-se não escapar das responsabilidades históricas eContinue a ler “Imaginar Geografias #4 Your Position Please ?”

Imaginar Geografias #3 Excepção Permanente

Com Excepção Permanente, entra-se na parte da pesquisa dedicada à reacção que o fenómeno migratório provoca nos estados-nação europeus. São analisadas as políticas internas e internacionais que levam à construção de novos muros, à instalação de dispositivos legais e materiais que servem para o controlo daquela ‘imagem fantasmagórica de uma horda de migrantes’ que éContinue a ler “Imaginar Geografias #3 Excepção Permanente”

Imaginar Geografias #1 Mobilidade – Fuga em comum

Mobilidade – Fuga em comum é o primeiro programa sonoro do projecto multidisciplinar Imaginar Geografias. Com o primeiro programa aproximamo-nos da questão migratória querendo sublinhar o facto de a mobilidade consistir hoje em dia num valor em si. A partir desta ideia desenrolam-se nos trinta minutos discursos com pontos de vista diferentes argumentados através das palavras deContinue a ler “Imaginar Geografias #1 Mobilidade – Fuga em comum”

Imaginar Geografias

Imaginar Geografias. Imaginar novas formas de mover ou de fixar.
Vozes que a partir de observatórios vários defrontam as múltiplas facetas do fenómeno migratório na tentativa de semear a dúvida e de dar vida a uma reflexão pragmática sobre argumentos que põem em causa a nossa humanidade. Os programas de rádio foram imaginados a partir de uma pesquisa histórica e actual sobre mobilidades e migrações. Um trabalho sonoro que reúne leituras e entrevistas sobrevoadas por sopros sonoros de migrantes que caminham, voam ou que se mantêm fixos. Uma reflexão que atravessa as questões de mobilidades, trajectórias e paragens, fronteiras e muros, colonialismo e actualidade, cidadania e pureza, Europa, possibilidades e perspectivas. Imaginar o vai e vem, a troca de lugares, os movimentos de todos nós, a partilha do espaço. Imaginar Geografias, projecto multidisciplinar realizado Julia Salaroli, Polliana Dalla Barba, Fannie Vrillaud, Marcus Neves.

Rajada Produções