Home

DJionísio #6 – Os Três Porquinhos ou Histórias de Habitação

«Era uma vez os três porquinhos!O porquinho de cima era proprietário da sua casa, que era sólida, magnífica, e não caía.O porquinho de baixo morava numa barraca cheia de buracos, que estava sempre a cair.O porquinho do meio vivia numa casa alugada, o que podia correr bem ou mal, conforme os ventos da crise ouContinue a ler “DJionísio #6 – Os Três Porquinhos ou Histórias de Habitação”

Um ano de Rádio Gabriela

A Rádio Gabriela nasceu em Março de 2020. Já passou um ano. Fizemos reportagens, entrevistas, crónicas, debates, programas de autor, sugestões de filmes, livros e leituras, reflexões políticas e sociais, horóscopos críticos. Tudo bem regado com música. Conversámos com dezenas de trabalhadores de várias áreas, activistas, investigadorxs, artistas, militantes, poetas, sobretudo gente que habitualmente não tem vozContinue a ler “Um ano de Rádio Gabriela”

Assembleia pela habitação: na rua com outras cidades europeias

Gente que não desiste: assembleia pela habitação e contra os despejosA Rádio Gabriela esteve na Assembleia pela habitação de dia 27 de Março, integrada num dia europeu de luta pelo direito à habitação e à cidade. Centenas de pessoas estiveram presentes na praça do Intendente, em Lisboa, e muitas tomaram a palavra, sobretudo mulheres. UmaContinue a ler “Assembleia pela habitação: na rua com outras cidades europeias”

#14 “All you fascists bound to lose”

Uma das mais famosas canções antifascistas de Woody Guthrie, cantor e compositor folk norte-americano que escreveu centenas de canções de trabalho, de luta e de crítica social. All you fascists bound to lose é ainda hoje útil, para ajudar a derrubar os fascismos, os racismos e os autoritarismos dos nossos tempos.

Rebels on the Mov(i)e #35 | A DAY IN THE LIFE: The World of Humans Who Use Drugs

As colaborações continuam nesta nossa rúbrica do Rebels on the Mov(i)e. Desta vez o texto e o filme chegaram-nos directament do Grupo de Ativistas em Tratamento (GAT). As pessoas que usam drogas são frequentemente estigmatizadas, discriminadas, violentadas e impactadas por leis criminalizadoras e por uma “guerra às drogas” que diminuem a sua condição e asContinue a ler “Rebels on the Mov(i)e #35 | A DAY IN THE LIFE: The World of Humans Who Use Drugs”

#5 | Da loucura e da normalidade

Integrado na norma, normal, seguidor da norma, como deve ser, adaptado. Anormal,inadaptado, desintegrado, louco. Van Gogh, louco. Artaud, louco. Fora da normalidade. Expectável, normal, seguidora da fake-news tranquilizadora, integrada no sistema. Anormal, desintegrada, louca. Cassandra, louca. Fora do comum, diferente, imprevisto, incómodo. Loucura, atentado ao estado das coisas, atentado ao poder. Regresso à normalidade, eternoContinue a ler “#5 | Da loucura e da normalidade”

Rebels on the Mov(i)e #34 | La Commune

A 18 de Março de 1871, uma das experiências mais impressionantes de governo autónomo na história europeia começou em Paris, com carimbo socialista libertário. Tomou conta da cidade durante mais de dois meses, até 28 de Maio de 1871. É considerada a primeira grande experiência de governação autónoma na história contemporânea. Hoje, 18 de MarçoContinue a ler “Rebels on the Mov(i)e #34 | La Commune”

#13 | “Bread and Roses”

Bread and Roses, por Mimi Fariña e Joan Baez. Uma canção nascida no início do século XX, em estreita ligação com batalhas do movimento operário lideradas por mulheres, e que se tornou um verdadeiro hino feminista.

#7 | Música e Liberdade de Expressão

Na sequência da prisão do rapper Pablo Hásel pela polícia espanhola dedicámos o live Gabriela de 28 de Fevereiro ao tema da liberdade de expressão, com muita música que foi censurada (ou perseguidos os seus autores) em diferentes épocas e geografias. Tivemos como convidados Bruno Carvalho, da Plataforma de Solidariedade com Pablo Hásel, um dosContinue a ler “#7 | Música e Liberdade de Expressão”

Rebels on the Mov(i)e #33 | Berta não morreu, se multiplicou

“Berta não era apenas uma ambientalista, não era apenas feminista, ou uma simples defensora dos direitos humanos: Berta foi uma revolucionária”. Na rúbrica desta semana apresentamos uma sugestão do Fórum Indígena de Lisboa e dedicamos este espaço a Berta Caceres, lider indígena, feminista e ambientalista. Berta é vencedora do prémio ambiental Goldman, em 2015 eContinue a ler “Rebels on the Mov(i)e #33 | Berta não morreu, se multiplicou”

#4 | A quebra do rame-rame e da lufa-lufa

A quebra do rame-rame e da lufa-lufa e aquilo que as pessoas entre outras coisas sepuseram a fazer (durante uma quarentena). «Um dia vou compor uma música sobre o romper do dia no Alabama…» «Sim, sim,depois falamos disso melhor, mas agora não posso…» «Gosto tanto de pintar, mas nuncatenho tempo…» «Se eu soubesse fazer umContinue a ler “#4 | A quebra do rame-rame e da lufa-lufa”

Memória dum pintor desconhecido, de Mário Dionísio

“Memória dum pintor desconhecido”, é um livro de poesia do escritor e pintor Mário Dionísio publicado em 1965, três anos depois da conclusão do grande ensaio do autor sobre pintura moderna, A PALETA E O MUNDO, e dois anos depois de ter pintado o seu primeiro quadro abstracto, a que chamou A VISITA INESPERADA, abandonandoContinue a ler “Memória dum pintor desconhecido, de Mário Dionísio”

Rebels on the Mov(i)e #32 | Olhares sobre racismo

Esta é uma sessão especial de “Rebel on the Mov(i)e” e, em colaboração com a associação SOS Racismo, apresentamos o último documentário dirigido por Bruno Cabral, Eddie Pipocas e Dércio Ferreira: Olhares sobre Racismo. “O documentário condensa os contributos de várias figuras da mobilização social e política para esta causa e reflete a interseccionalidade, aContinue a ler “Rebels on the Mov(i)e #32 | Olhares sobre racismo”

Brasil-Portugal e os desafios da democracia contemporânea. Encontro 1: Arte e Trabalho.

Neste podcast, a partir do lançamento do novo site da editora por Ana Estevens, a Livros Outro Modo e o Coletivo Andorinha – Frente Democrática Brasileira de Lisboa propõem um debate a partir dos temas presente no livro O Brasil Contemporâneo e a Democracia, agora em edição digital (https://livrosoutromodo.com/2021/01/13/o-brasil-contemporaneo-e-a-democracia/) Participam da discussão os autores Ruy Braga (Universidade de SãoContinue a ler “Brasil-Portugal e os desafios da democracia contemporânea. Encontro 1: Arte e Trabalho.”

Rebels on the Mov(i)e #31 | Para Sama

Este documentário mostra-nos imagens filmadas em primeira mão pela refugiada síria e cineasta Waad Al-Kateab, enquanto atravessa a vida numa Aleppo em estado de sítio. Por cinco anos, documenta a sua vida: conhecer o marido e apaixonar-se, o seu casamento e dar à luz a sua filha Sama, a quem dedica o filme. Para Sama tem como objectivo deContinue a ler “Rebels on the Mov(i)e #31 | Para Sama”

Canção de Luta #12 “La mala reputación”

“La mala reputación”, na voz de Paco Ibañez, é a versão em castelhano da canção original de George Brassens. Uma canção proibida nos anos 50, que se tornou uma canção de luta pela liberdade e contra a censura, sempre «fora do rebanho», em qualquer das dezenas de versões que teve. Aqui passamos por algumas.

Djionísio #3 – “O ponto de vista”, conto de Mário Dionísio

«Mas qual quê! Os carros passam numa bicha contínua sob a chuva, abrandam, quase param, mas parar não é com eles. Nenhum se digna dar-te tempo para entrares na bicha. Tens o pisca-pisca a funcionar. Desces o vidro e, apesar da chuva, estendes o braço numa ordem, numa súplica. Espera lá! Param tanto como tuContinue a ler “Djionísio #3 – “O ponto de vista”, conto de Mário Dionísio”

Uma declaração Zapatista…. pela vida – Aos povos do mundo

A 27 anos do levantamento contra a guerra do esquecimento, que a partir das montanhas da Selva Lacandona abalou os tronos dos poderosos, o Exército Zapatista de Libertação Nacional anunciou uma turnê mundial para 2021. Uma delegação sairá dos territórios zapatistas no Chiapas para encontrar e conhecer todes aqueles que lutam desde baixo e àContinue a ler “Uma declaração Zapatista…. pela vida – Aos povos do mundo”

Rebels on the Mov(i)e #30 | Indianara

Celebramos o trigésimo episódio desta nossa rúbrica com o início de uma colaboração com outros colectivos, com filmes que alimentam todas as nossas veias rebeldes, nas várias lutas que precisamos de travar. O filme de hoje, Indianara, é uma sugestão do colectivo TransMissão. Não percam as próximas publicações! Neste documentário, seguimos a Indianara Siqueira, umaContinue a ler “Rebels on the Mov(i)e #30 | Indianara”

Djionísio #2

para encandear o domínio branco desembaciar o dia cinzento e sarapintar o futuro negro Um programa musical para ouvir, dançar, desenhar e conversar por cima, com as contribuições faladas de Bárbara Assis Pacheco, Clara Boléo, Cláudia Oliveira, F. Pedro Oliveira, Joana Louçã, João Rodrigues, Jorge Delmar, Margarida Rodrigues, Mariana Vieira, Nuno Moura, Pedro Rodrigues, RubinaContinue a ler “Djionísio #2”

Rebels on the Mov(i)e #29 | Chaimite

Chaimite, é o nome de um território que foi cercado pelo exército português em Moçambique, e também o título do filme que a Rádio Gabriela sugere para este Rebels on the mov(i)e. Este filme, produzido durante o Estado Novo, é um documento de grande relevância, porque testemunha exactamente a glorificação imperial que apaga a violênciaContinue a ler “Rebels on the Mov(i)e #29 | Chaimite”

Comunicado sobre as novas ameaças turcas sob Rojava e Shengal

A Plataforma de Solidariedade com os Povos do Curdistão escreveu esta semana um comunicado sobre a situação actual entre o estado Turco e o povo Curdo, denunciando as agressões e ameaças deste estado e uma possível invasão de territórios Curdos. A Rádio Gabriela publica aqui a leitura desse comunicado. Comunicado: Olhando para trás para 2020,Continue a ler “Comunicado sobre as novas ameaças turcas sob Rojava e Shengal”

Gabriela Live – Emissão #5: Requisição Emocional

A Rádio Gabriela está de volta com um segundo live deste 2021, um ano que parece tudo menos aborrecido. Há quem diga que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades: nós gostamos de pensar que com grandes problemas vêm grandes lutas! Estivemos à conversa sobre: ** habitação a partir de pedaços sonoros da leitura da CartaContinue a ler “Gabriela Live – Emissão #5: Requisição Emocional”

“Fellow Prisoners” de John Berger – Uma reflexão sobre o presente como prisão.

John Berger morreu em Paris nos inícios de 2017. Tinha mais de noventa anos. Num dos seus livros mais belos,Here is Where We Meet, que começa na sombra do cipreste horizontal do Príncipe Real e que tem como cenário memorável o Aqueduto das Águas Livres, Berger explica que os mortos convivem com os vivos eContinue a ler ““Fellow Prisoners” de John Berger – Uma reflexão sobre o presente como prisão.”

Rebels on the Mov(i)e #28 | O Abraço da Serpente

O Abraço da Serpente é uma jornada sinuosa que atravessa o coração da selva amazónica colombiana – e evidentemente o do ser humano – para mostrar um dos temas mais vulneráveis da América Latina, a neocolonização. Antropológico e humanista, o filme vagueia entre o passado e o presente para observar e reflectir sobre o desbravamento e consequente destruição do tempo e da aparentemente incólume floresta.

A carregar…

Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.