Canções de Luta

Canção de Luta #2 “Blessed are those who struggle” The Last Poets

Canção de luta #2 “Blessed are those who struggle” – The Last Poets.Uma canção de homenagem a quem lutou (e luta) contra a escravatura, a opressão, a discriminação e o apartheid, lançada em 1977 pelos The Last Poets, um grupo de arte e acção – através da poesia e da música – com uma históriaContinue a ler “Canção de Luta #2 “Blessed are those who struggle” The Last Poets”

Canção de Luta #1 “It isn’t nice”, Malvina Reynold

Canção de Luta # 1: “It isn’t nice”, de Malvina Reynolds. Uma canção sobre a necessidade de desobedecer perante as injustiças, de uma grande compositora norte-americana empenhada nas lutas pela emancipação em todo o mundo. Primeira «canção de luta» de uma série que aqui publicaremos.

Canção de Luta

São canções que, à sua maneira, tomaram posição e participaram nos combates contra as injustiças do seu tempo. Canções que viajaram no tempo (e no espaço) e que guardaram uma força emancipatória, úteis agora de novo para os difíceis tempos que correm. Cantos de resistência, de testemunho, de liberdade, de entusiasmo. Músicas satíricas ou de crítica aos poderes instalados. Canções de protesto, de revolta ou de paixão revolucionária. Um pequeno comentário acompanha cada canção de luta, para expor as suas motivações, a sua energia transformadora e a sua actualidade.