Últimas

Primeiro Sarau das Insurgentes

A Livraria das Insurgentes é uma livraria feminista dedicada à divulgação de livros escritos por mulheres e por outras minorias oprimidas pelo sistema patriarcal, capitalista e hegemónico. No passado dia 8 de Julho organizámos na Sirigaita, o espaço que acolhe fisicamente e suporta a nossa livraria, o primeiro “Sarau das insurgentes”. Deixámos a palavra eContinue a ler “Primeiro Sarau das Insurgentes”

Dia Mundial do Refugiado | #WeWontForgetYou

No último dia 20 de Junho – Dia Mundial do Refugiado, juntaram-se em diversas cidades europeias (incluindo Porto e Lisboa), associações, grupos e pessoas que prestaram homenagem “às vítimas das políticas de asilo e migração europeias” (HuBB) e exigiram que a União Europeia “crie passagens migratórias legais e seguras. (…) o apoio ao resgate civilContinue a ler “Dia Mundial do Refugiado | #WeWontForgetYou”

Amas de Portugal na Rua e em Luta Por Direitos Laborais

No último dia 18 de Junho, a APRA – Associação dos Profissionais do Regime de Amas organizou uma concentração no Ministério do Trabalho e Segurança Social na Praça de Londres em Lisboa. Várias amas da Segurança Social, de Instituições Privadas de Solidariedade Social e de outras juntaram-se para protestar e para exigir que os seusContinue a ler “Amas de Portugal na Rua e em Luta Por Direitos Laborais”

Protesto contra a agricultura intensiva e a escravatura

O grupo Juntos pelo Sudoeste convocou uma concentração/protesto junto da Assembleia da República no último dia 1 de Junho, onde se debatia a petição contra a agricultura intensiva no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e costa Vicentina. Também estiveram presentes neste protesto membros do Movimento Alentejo Vivo. A Rádio Gabriela esteve a conversar com FátimaContinue a ler “Protesto contra a agricultura intensiva e a escravatura”

Manifestação Nacional Antifascista em Coimbra

A Rádio Gabriela seguiu domingo 30 de Maio a Manifestação Nacional Antifascista em Coimbra. Uma manifestação convocada por várias organizações e colectivos no fim-de-semana em que ocorreu o Congresso do CHEGA com a presença de Matteo Salvini (secretário federal da Lega Nord e líder da extrema-direita italiana). Na semana precedente a esta manifestação realizou-se umaContinue a ler “Manifestação Nacional Antifascista em Coimbra”

Vozes das ruas da Colômbia | Donde la tiranía es ley, la revolución es orden

A Rádio Gabriela acompanhou os protestos na Colômbia da única forma possível: deixando o espaço e os microfones às vozes de quem ocupou e ocupa as ruas, de quem luta cada dia e cria espaços de resistência. Juntas com as vozes de Andrés Jurado, Alexander Rios, Francesca Orlandi e Juan Camilo Zuluaga vamos caminhar porContinue a ler “Vozes das ruas da Colômbia | Donde la tiranía es ley, la revolución es orden”

“Temos de falar de BDS”: solidariedade com a Palestina

Na quinta-feira dia 27 de Maio realizou-se em Lisboa, uma sessão de solidariedade com a Palestina na Sirigaita, com projecção de um filme, intervenção de Dima Mohamed do Comité de Solidariedade com a Palestina e outras intervenções, seguidas de um vivo debate com o público. Houve ainda um jantar palestiniano e convívio. A Gabriela esteveContinue a ler ““Temos de falar de BDS”: solidariedade com a Palestina”

#Em Chamas | Bloquear os fluxos para salvar o planeta

Ontem, dia 22 de maio, vários colectivos que lutam pelo clima realizaram uma ação de desobediência civil, #Em Chamas. Uma manifestação partiu do Aeroporto Humberto Delgado até à Rotunda do Relógio onde pessoas de diversos colectivos bloquearam o trânsito, sentadas no chão, “acorrentadas” umas às outras. No final da tarde a polícia deteve 26 pessoasContinue a ler “#Em Chamas | Bloquear os fluxos para salvar o planeta”

PrimaverAE | A propósito do Dia Internacional da Luta Camponesa

O GAIA (Grupo de Acção e Intervenção Ambiental) promoveu, entre 21 de Março e 1 de Maio de 2021, uma série de encontros sob o título PrimaverAE. O objectivo foi «promover o encontro entre praticantes, activistas, investigadores e entusiastas da agroecologia, de forma a estimular o debate crítico sobre os caminhos para a transição Agroecológica emContinue a ler “PrimaverAE | A propósito do Dia Internacional da Luta Camponesa”

A Rede Stop UE – Mercosul.

O Acordo EU – Mercosul será, se aprovado, o maior tratado comercial de sempre na União Europeia. Este tratado vai ter implicações nos salários, no emprego, no clima, na biodiversidade, nos direitos humanos, no bem-estar animal, na saúde pública, na Democracia, entre muitas outras. De forma a combater este tratado foi criada em Portugal umaContinue a ler “A Rede Stop UE – Mercosul.”

Assembleia pela habitação: na rua com outras cidades europeias

Gente que não desiste: assembleia pela habitação e contra os despejosA Rádio Gabriela esteve na Assembleia pela habitação de dia 27 de Março, integrada num dia europeu de luta pelo direito à habitação e à cidade. Centenas de pessoas estiveram presentes na praça do Intendente, em Lisboa, e muitas tomaram a palavra, sobretudo mulheres. UmaContinue a ler “Assembleia pela habitação: na rua com outras cidades europeias”

Uma declaração Zapatista…. pela vida – Aos povos do mundo

A 27 anos do levantamento contra a guerra do esquecimento, que a partir das montanhas da Selva Lacandona abalou os tronos dos poderosos, o Exército Zapatista de Libertação Nacional anunciou uma turnê mundial para 2021. Uma delegação sairá dos territórios zapatistas no Chiapas para encontrar e conhecer todes aqueles que lutam desde baixo e àContinue a ler “Uma declaração Zapatista…. pela vida – Aos povos do mundo”

Comunicado sobre as novas ameaças turcas sob Rojava e Shengal

A Plataforma de Solidariedade com os Povos do Curdistão escreveu esta semana um comunicado sobre a situação actual entre o estado Turco e o povo Curdo, denunciando as agressões e ameaças deste estado e uma possível invasão de territórios Curdos. A Rádio Gabriela publica aqui a leitura desse comunicado. Comunicado: Olhando para trás para 2020,Continue a ler “Comunicado sobre as novas ameaças turcas sob Rojava e Shengal”

“Action” Painting, uma conversa com Maria João Neves

No passado 13 de Janeiro de 2021, a Faculdade das Belas Artes da Universidade de Lisboa acolheu uma imensa diversidade de prédios e de casas emparedadas, pombos dentro de salas, e cores intensas que gritaram pelo direito à habitação digna. Os quadros da pintora, poeta e realizadora Maria João Neves, de técnica mista que incluiContinue a ler ““Action” Painting, uma conversa com Maria João Neves”

#FightFor1Point5

Vários colectivos saíram à rua nos dias 11 e 12 de Dezembro, a fim de contestar o Acordo de Paris e demonstrar o seu falhanço, ao final de 5 anos. Em diversos países gritou-se pelo fim da hipocrisia dos nossos governos, que prometeram metas que não tinham a intenção de cumprir: evitar uma subida daContinue a ler “#FightFor1Point5”

Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, 25 Novembro

A Rádio Gabriela foi no último dia 25 de Novembro à concentração no Rossio falar com algumas associações, grupos e colectivos que participam na Marcha Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Entrevistámos intervenientes da Umar, do Clube Safo, das Mulheres pelo Direito à Habitação, e da Rede 8 de Março. Imagem de Las Piteadas.

Barulho pela Habitação

Na quinta-feira, 12 de Novembro, a Acção pela Habitação (coligação de vários coletivos que lutam pelo direito à habitação e à cidade na Área Metropolitana de Lisboa) esteve em frente ao Ministério das Finanças para entregar uma carta aberta com exigências para o Orçamento de Estado 2021 e as verbas atribuídas à habitação. “A populaçãoContinue a ler “Barulho pela Habitação”

#Ao Vivo ou Morto

A associação Circuito promoveu no sábado dia 17 de Outubro de 2020 manifestações em Lisboa, Porto, Viseu e Évora, pela sobrevivência de espaços com programação musical regular. Sob o lema “ao vivo ou morto”, a Circuito, que junta salas de programação de música de todo o país, apelou a um protesto que pretendia “sensibilizar para a importânciaContinue a ler “#Ao Vivo ou Morto”

Resgatar o Futuro – Não o Lucro Manifestação 17 de Outubro

No sábado, 17 de Outubro, vários colectivos e associações que subscreveram o manifesto da plataforma Resgatar o Futuro – Não o Lucro saíram à rua. Esta foi a segunda manifestação convocada pela plataforma. A primeira foi realizada no dia 6 de Junho. Entrevistámos alguns colectivos, sindicatos e associações: Semear o Futuro; Resgatar o Futuro – NãoContinue a ler “Resgatar o Futuro – Não o Lucro Manifestação 17 de Outubro”

Mobilização Climática Global

Na sexta-feira, 25 de setembro, a Greve Climática Estudantil saiu à rua para responder “ao apelo internacional para a realização de uma Mobilização Climática Global“. Estivemos com Mourana Monteiro da Greve Climática Estudantil que nos falou sobre as razões e as propostas desta mobilização. “O ambiente também inclui o ser humano, então medidas que são sustentáveisContinue a ler “Mobilização Climática Global”

Últimas

%d bloggers like this: